sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Confiança X Ansiedade


Confiança X Ansiedade

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." Filipenses 4:4-7

A ansiedade é o mal do século, dizem. Ela alcança um número cada vez mais expressivo de pessoas e se tornou um problema de saúde pública na modernidade. Talvez você mesmo já tenha experimentado a terrível experiência de estar ansioso. Mas esse problema não é um advento moderno; é antigo. E a Bíblia nos dá clara orientação a respeito da ansiedade.

O texto de filipenses fala sobre alegria (vs. 4), moderação (vs. 5), gratidão (vs. 6) e paz (vs. 7). Você pode estar se perguntando o que todas essas virtudes têm a ver com a ansiedade. Saiba, porém, que elas consistem na orientação bíblica sobre como combater esse mal. O apóstolo Paulo escreve aos filipenses, alertando sobre o problema: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. A ansiedade nos distancia de Deus, porque é o mesmo que admitir que não confiamos Nele. Então, precisamos combatê-la.

"Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

A pessoa que confia em Deus não deve temer mal algum, porque sabe que Ele é quem cuida de sua vida. A chave para vencer a ansiedade, segundo o texto de filipenses, é orar e entregar todas as preocupações ao Senhor; é se alegrar, mesmo quando o coração está perturbado; é esperar o agir de Deus, reconhecendo as bênçãos que Ele já tem dado, apesar das dificuldades da vida.

Reagir assim em meio a tantos pensamentos e preocupações não é realmente fácil, mas é o Senhor quem dá a paz “que excede todo o entendimento” e guarda a nossa mente. Só Nele podemos encontrar o descanso para o nosso coração. Se você se acha ansioso e atribulado, ore ao Senhor, entregando a sua vida. Tire um momento para falar com Deus e reafirmar a sua confiança nele. Caso se lembre de algum amigo que sofre com ansiedade, ore por ele também, para que Deus lhe dê paz.

Ana Maria Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário