sexta-feira, 23 de maio de 2014

INCONSISTÊNCIA DA MODERNIDADE: PERDA DE TEMPO



Já dizia o ditado popular: “tempo é dinheiro”. Ninguém anda jogando dinheiro fora, nem dando a grana que possui para qualquer um na rua. Mas, então, por que a cada dia mais artifícios são criados com a finalidade de se “matar o tempo”? Se gasta o dinheiro com aquilo que não vai acrescentar em nada e ainda faz o tempo passar mais rápido. Uma inconsistência da modernidade. Existem muitos passatempos disponíveis por aí, e por meio deles as pessoas jogam fora o bem mais precioso que possuem. E ao mesmo tempo, você as ouve dizer: não tenho tempo!
Inúmeras opções de entretenimento, várias alternativas de programas, diversas possibilidades de se preencher a corrida agenda diária com atividades que matam o tempo. Não bastasse o tempo no trabalho, no trânsito, no restaurante, na academia e etc, as pessoas precisam preencher todo o seu tempo do dia com um monte de atividades que não servem para nada.
É certo que ninguém é uma máquina de trabalhar e que se deve parar para descansar e ter lazer; mas não há um momento do dia em que não se faz nada. Até nas horas de parar as pessoas estão fazendo algo; é uma necessidade insana de estar o tempo todo ocupado, mesmo que seja para passar o tempo. Uma incongruência da sociedade.
Erroneamente se diz que um papo entre amigos é “jogar conversa fora”. Mas, se for para “perder tempo”, que seja investindo em uma boa conversa, ao invés de jogá-lo no lixo assistindo televisão. A própria noção de perda de tempo se relativizou, pois o que outrora fora considerado riqueza, como, por exemplo, uma refeição em família, se reduziu ao ato de comer em frente ao computador, falando ao celular. Perda de tempo!
Na verdade, o que se busca com essa perda de tempo diária é preencher com um sentido o coração. A finalidade de se ocupar a agenda com mil atividades, a ponto de não haver tempo para mais nada, é ocupar o vazio da vida. As pessoas estão em busca de uma razão que lhes dê sentido de viver; não importa se essa razão não possui sentido algum. Por isso existe tanto entretenimento. Por isso matar o tempo é normal. Eis a inconsistência dos tempos de hoje.


“Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.”

Salmos 90:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário