Eis uma pequena charge que
ilustra a cena de uma repartição pública. O desenho contempla duas mesas, três servidores
vestidos socialmente, estáticos a contemplar Dona Marlene, que chega com mãos
ocupadas com papeis. Esta uma mulher está vestida com uma roupa transparente,
que choca seus colegas de trabalho, pois é possível visualizar a roupa íntima
dela, constrangedoramente. No único balão da charge, lê-se o comentário de um
dos servidores sobre a mulher: “Acho que a dona Marlene não entendeu a Lei da
Transparência no Serviço Público.”.
Apesar de inicialmente despretensiosa,
a pequena charge leva-nos a uma reflexão sobre diversos assuntos referentes à
ética. Podemos imaginar os critérios que dona Marlene teria levado em conta
para decidir ir trabalhar vestida daquela forma: qual a imagem que os cidadãos
teriam dos serviços prestados pela servidora ao entrar naquela sessão? Podemos
ponderar o desconforto dos colegas de dona Marlene no serviço; pensar na real
aplicação da Lei da Transparência; refletir sobre nosso ambiente de trabalho,
tentando identificar qualquer semelhança com o desenho irônico.
Como servidores conscientes de
nosso valor, precisamos nos disciplinar a ter uma opinião sobre os assuntos
relacionados a esses aspectos. Precisamos refletir sobre nossa postura dentro
do ambiente de trabalho, afinal, temos uma enorme responsabilidade: somos
visualizados 24 horas por dia como agentes públicos!
No caso da charge, concluímos que
o bom senso seria um ponto de partida razoável para a solução de um dos problemas
na repartição em que dona Marlene trabalha. Com relação as suas roupas,
faltou-lhe bom senso para escolher o que vestir no ambiente de trabalho. Para
manter-se impessoal no tratamento com o público externo, preservar a sua
privacidade e a imagem da instituição, Marlene poderia ter escolhido roupas
mais apropriadas.
A chefia da servidora ou até
mesmo os seus colegas de trabalho, no caso, poderiam chamar-lhe a atenção com
discrição, privativamente, a fim de resolver o constrangimento, sem problemas.
Relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho inspiram honestidade nas
relações, sem que haja rudeza ou hostilidade. Assim, servidores maduros e
conscientes de seu valor sabem receber críticas e realizá-las observando os
princípios éticos.
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