sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CADA COISA NO SEU LUGAR: por que comemoramos o Natal?

Meus votos de Feliz Natal

 *Créditos: Timo Cunha e Cutia Fujona



Nessa época do ano, as pessoas do mundo inteiro se confraternizam; presenteiam amigos e familiares; se atentam mais a ajudar ao próximo que é carente; desfrutam de feriados, momentos de lazer e descanso; preparam e degustam comidas saborosíssimas; cantam e ouvem canções que falam de amor e paz; as ruas, shoppings, prédios estão decorados com os mais belos enfeites e luzes; o comércio fica aquecido, operando vendas que rendem muitos lucros… Enfim, todos, nessa época, se ocupam em celebrar a vida da maneira como sabem.

Mas o Natal é muito mais que isso. Mesmo que você não seja cristão, você não pode negligenciar o fato de que a História da Humanidade foi marcada há 2.012 anos pelo nascimento de Jesus, que dividiu a vida em antes e depois de Cristo. O Natal é, portanto, a celebração da vida, sim, mas a celebração especial da vida de uma pessoa específica: Jesus.

Por que o nascimento de um bebê foi capaz de mudar a História? Todos os anos milhões de bebês nascem corriqueiramente... Por que, então, celebrar o nascimento de Jesus?

A resposta para essa questão é evidenciada pela própria História: Jesus não foi um bebê qualquer. Sua vinda foi esperada ansiosamente por muitos; havia profecias e promessas a seu respeito. Todas as expectativas acerca do Cristo se cumpriram Nele; não somente as que se referiam ao seu nascimento, mas também ao seu ministério e a sua morte.

Tanto tempo depois da vinda de Jesus ainda somos contagiados pela alegria da festa que é o seu nascimento. A data tornou-se célebre em todo o mundo, marcando o próprio calendário que é utilizado hoje no Ocidente e em grande parte do Oriente. Dessa forma, não se pode negar que mesmo depois de 2.012 anos Ele é real e se faz presente na História do mundo. E, posso dizer, por experiência própria, que hoje Ele deseja se fazer presente na nossa vida de uma forma especial e pessoal!

Seja qual for a crença, o Natal é uma festa cristã, embora, não raras vezes, nos esqueçamos do seu verdadeiro sentido e insistamos em retirar do seu protagonista o lugar e as honras merecidos. Jesus é o motivo de se celebrar a vida! Seu nascimento, sua vinda ao mundo em forma humana são a razão da festa natalina. Todavia, o Natal de Cristo, para fazer sentido, deve ser experimentado de maneira pessoal, por meio de um convite, feito singelamente por quem quiser aceitar o próprio Jesus no coração.

Neste Natal, então, desejo que você permita que a presença desse menino que nasceu em Belém mude a sua vida, marque a sua história e te faça renascer para uma nova vida. Se você quiser, Jesus ainda hoje também pode fazer a diferença no seu natal! Desejo que seus olhos estejam abertos para essa verdade antiga, mas real. Desejo que haja celebração da vida em sua família, mas, mais que isso, que haja a celebração do nascimento de Jesus em seu coração.

Jesus disse “Eu sou o caminho, e a verdade e a Vida”, e ainda “[...] eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. Vida é o que Ele oferece. Isso é o que desejo a você.

FELIZ NATAL!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16.

* http://www.cutiafujona.com.br/
* http://www.flickr.com/photos/timocunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário